Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3708
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.date.accessioned2018-03-07T17:26:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:16Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.citationCASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. A escrita acadêmica na licenciatura em Pedagogia. 2015. 21 f. Tese acadêmica (Professor Titular) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3708-
dc.description.abstractConference presented for argumentation, as part of the process of promotion to the Class of Full Professor and Specialized Teaching Practice of Portuguese Language and Literatures, in which the academic writing in the degree in Pedagogy is approached. To do so, it is organized into four parts. In the first, it presents a caveat (or provocation). In the second, it discusses aspects of the history of writing teaching, beginning in the 1960s. In the third, it addresses the factors considered central to situate the current state of actions directed to teaching-learning writing in university courses. And, in the fourth, highlights the challenges that are presented so that the actions of formation in the degree in Pedagogy advance towards the questions pointed out in the previous part.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.titleA escrita acadêmica na licenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.typeTese acadêmicapt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0872956603987349pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Antonio Flavio Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949667751311748pt_BR
dc.contributor.referee2Frigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596pt_BR
dc.contributor.referee3Paixão, Léa Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0294566315883235pt_BR
dc.contributor.referee4Garcia, Regina Leite-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656679866687369pt_BR
dc.contributor.referee5Candau, Vera Maria Ferrão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6133365056620299pt_BR
dc.description.resumoTexto da Conferência apresentada para arguição, como parte do processo de promoção à classe de Professor Titular de Didática Especial e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, no qual é abordada a escrita acadêmica na licenciatura em Pedagogia. Para tanto, está organizado em quatro partes. Na primeira, apresenta uma ressalva (ou provocação). Na segunda, discorre sobre aspectos da história do ensino da escrita, a partir dos anos 1960. Na terceira, trata dos fatores considerados centrais para situar o estado atual das ações direcionadas para o ensino-aprendizagem da escrita nos cursos universitários. E, na quarta, destaca os desafios que se apresentam para que as ações de formação na licenciatura em Pedagogia avancem em direção às questões apontadas na parte anterior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Cátedra e Livre Docência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConferênciaTitularMarceloCorrreaeCastro6fev2018REVISADO.pdf305.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.