Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorTibúrcio, Matheus Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-03-09T19:05:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:16Z-
dc.date.issued2013-02-23-
dc.identifier.citationTIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3720-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo especializadopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.titleO jornalismo de games na internet brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoApresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTibúrcio.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.