Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3734
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Lucas Conrado |
Orientador: | Braga, William Dias |
Resumo: | Discute a importância da divulgação científica e seu papel educacional, na formação de cidadãos mais conscientes e profissionais mais preparados para a sociedade cada vez mais tecnológica. Em seguida, faz um histórico da divulgação científica na Europa, Estados Unidos e Brasil, contextualizando a análise que será desenvolvida. Então, entra em seu foco principal: a importância da divulgação científica para o público infantil, analisando como ela deve ser feita em seus mais diversos aspectos, tais como linguagem, utilização na sala de aula e desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas. A partir disso, é feita uma análise da revista “Ciência Hoje das Crianças”, mostrando como a única publicação brasileira totalmente pensada para a divulgação científica para o público infantil realiza seu trabalho, desde 1986. |
Palavras-chave: | Comunicação social Divulgação científica Ensino de ciências |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Fev-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Lucas Conrado. Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 572.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.