Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3735
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os novos jornais populares: um estudo de caso do 'Meia Hora'
Author(s)/Inventor(s): Figueiredo, Pedro de
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Apresenta uma análise das publicações classificadas como novos jornais populares, especialmente do jornal ‘Meia Hora’. O objetivo é mostrar como o conteúdo desses jornais preserva a estrutura jornalística clássica, apesar de apresentarem capas impactantes, muitas delas com uso do humor através da presença de gírias, trocadilhos e figuras de linguagem. Além de uma análise qualitativa, o projeto apresenta uma revisão bibliográfica para entender o modo de produção desses jornais. É possível notar também a valorização que essas publicações dão para o conteúdo de prestação de serviços e para aquilo que pode ser útil ao leitor. Uma entrevista com o então editor chefe do jornal analisado permite estreitar as verificações teóricas com o pensamento prático de quem produz diariamente a publicação. Esta monografia discute ainda o contexto socioeconômico do país na última década, que influenciou o surgimento dessas publicações e uma modificação no mercado do jornalismo impresso no Brasil.
Keywords: Linguagem popular
Jornalismo impresso
Meia Hora (jornal)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FIGUEIREDO, Pedro de. Os novos jornais populares: um estudo de caso do 'Meia Hora'. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFigueiredo.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.