Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3749
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O jornalismo que premiamos: o Rio de Janeiro segundo o Jornal Nacional: um estudo sobre a produção da cidade e seus sujeitos violentos
Autor(es)/Inventor(es): Toschi, Luiza Machado
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Investiga a produção o envolvimento do jornalismo no contexto de produção das narrativas de nossas vidas, na tentativa de depreender de sua prática a relação com nossas angústias diárias e dinâmicas sociais. A análise dos vídeos da cobertura premiada do Jornal Nacional pelo Emmy Internacional de Jornalismo sobre a retomada do Complexo do Alemão indica entendimentos sobre a construção subjetiva contingencial e as interações entre o jornalismo que premiamos e o Estado. A investigação proposta atravessa as questões de produção de subjetividade e a mediação das experimentações da cidade e dos encontros com o outro, para abordar a construção imanente de violência no Rio de Janeiro e o uso da polícia como dispositivo de governabilidade e controle social. Buscamos intuições sobre as questões de mobilidade e contexto de sistema para supor porque desejamos e premiamos a sensação de conquista de nossas próprias vidas materializadas na reconquista do território do Complexo do Alemão.
Palavras-chave: Subjetividade
Telejornalismo
Narrativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jan-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOSCHI, Luiza Machado. O jornalismo que premiamos: o Rio de Janeiro segundo o Jornal Nacional: um estudo sobre a produção da cidade e seus sujeitos violentos. 2011. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTOSCHI.pdf920.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.