Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3752
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dc.contributor.advisorSilva, Claudete Lima da-
dc.contributor.authorSampaio, Renan Porto da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-16T17:52:04Z-
dc.date.available2018-03-18T03:00:06Z-
dc.date.issued2011-01-07-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Renan Porto da Silva. Chamando a audiência: como o telespectador percebe as chamadas de programação. 2011. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3752-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem jornalísticapt_BR
dc.subjectProgramação de televisãopt_BR
dc.subjectRede Globo de Televisão (emissora)pt_BR
dc.titleChamando a audiência: como o telespectador percebe as chamadas de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768pt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee2Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.description.resumoAvalia a eficiência das chamadas promocionais da Rede Globo. A emissora carioca foi pioneira, no Brasil, neste tipo de comunicação e, possivelmente, com sucesso, uma vez que, hoje, é uma mídia presente nos breaks de todas as outras concorrentes. Este trabalho foi alicerçado numa pesquisa de campo, na qual foram testadas chamadas de quatro programas junto a uma amostra pré-definida de telespectadores. Para evitar qualquer viés de influência do programa sobre os resultados da pesquisa, foram selecionadas para o teste quatro peças de conteúdos bem diferentes entre si – chamadas de programa de esporte, de variedades, de variedades, de auditório, e de uma novela. Além da pesquisa de campo, o trabalho contou com pesquisa teórica, que envolveu importantes títulos relacionados aos conceitos de eficiência na comunicação e publicações acadêmicas referentes ao objeto de estudo do trabalho. A proposta for de, efetivamente, avaliar até que ponto a chamada promocional funciona como simples informativo ou lembrete para o telespectador assíduo, ou se ela tema capacidade de motivar os menos regulares e, até mesmo, atrair novos, ampliando a audiência do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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