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http://hdl.handle.net/11422/3766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alcântara, Dora | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T22:53:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:25Z | - |
dc.date.issued | 1988-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3766 | - |
dc.description.abstract | Relate the Bhazilian artistic process of the colonial period to the practices applied by the absolutist Portuguese se state to enforce its domination on the colonial society's production system. The city of Rio de Janeiro in the XVIII century is emphasized inasmuch as it became the viceroyal Government's site. Within that city it is focused the civil works os Mestre Valentin, the generator of new dimensions in the Brazilian visual arts. The analysis is carried out through critical research of the History of Art, a study open to interdisciplinarity, approximating the concept of production relations of the artistic evente, proposed by Damisch, Duvignaud and Panofsky, within the notion of discontinuous time contained in the thinking of Braudel, Deleuze, Foucault and Nietzsche. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Valentim, Mestre | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Período colonial (1500-1822) | pt_BR |
dc.title | A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1022565966461573 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Liana | - |
dc.contributor.referee2 | Zolads, Rosza Vel | - |
dc.description.resumo | Relaciona o processo artístico brasileiro do período colonial às práticas de dominação do Estado Absoluto Português no sistema produtivo daquela sociedade, priorizando a cidade do Rio de Janeiro no século XVIII, tornada sede do governo dos vice-reis e, em particular a obra civil de Mestre Valentim, gerador de novas proposições no campo da visualidade brasileira. A análise é feita através de uma investigação crítica da História da Arte, um estudo aberto à interdisciplinariedade, que aproxima as relações de produção do acontecimento artístico propostos por Damisch, Duvignaud e Panofsky com a noção de tempo descontínuo, contida nas linhas de pensamento de Braudel, Deleuze, Foucault e Nietzsche. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais |
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