Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorSant'Ana, Ricardo Porto de-
dc.date.accessioned2018-03-27T19:03:23Z-
dc.date.available2018-03-29T03:00:11Z-
dc.date.issued2013-03-03-
dc.identifier.citationSANT’ANA, Ricardo Porto de. Internet, novas tecnologias e jornalismo colaborativo: a inserção do cidadão na grande imprensa. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3791-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleInternet, novas tecnologias e jornalismo colaborativo: a inserção do cidadão na grande imprensapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando Antonio Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555pt_BR
dc.description.resumoInvestiga os limites da participação cidadã no processo de produção jornalística dos grandes veículos a partir da análise de seções ou projetos voltados para o jornalismo colaborativo em quatro veículos: “O Globo”, “Rádio CBN”, “TV Globo” e “G1”. Para tanto, há uma análise quantitativa e qualitativa das notícias publicadas a fim de mostrar que, embora o cidadão seja chamado de “repórter”, a inserção dele no processo produtivo do jornalismo da grande mídia é muito pequena. Também são analisados aspectos legais e éticos dos contratos de cessão de direitos elaborados pelas empresas jornalísticas. O projeto também contextualiza o surgimento do jornalismo colaborativo na última década, impulsionado pela eclosão de novas tecnologias de registro de imagens, pela expansão da internet e pelo ambiente participativo que caracteriza a Web 2.0.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSantana.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.