Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3866
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Le Monde e a imigração: mídia e a construção da alteridade immigré
Autor(es)/Inventor(es): Prazeres Filho, Arthur Orlando Alvares dos
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Estudo de caso sobre a atuação da mídia, simbolizada aqui pelo jornal Le Monde, mostra como a imprensa, mais do que meramente reprodutora e cronista da vida política e social, constituiu-se como parte de um complexo cenário de imposição de valores e estereótipos no interior da sociedade francesa. A questão migratória será o ponto focal nesta análise, visto que a figura do imigrante será tida como o símbolo maior do “outro”. Ele é problematizado, sobretudo, quando o cenário doméstico da França estiver em crise e houver a necessidade por parte do corpo político nacional de localizar as supostas ameaças ao bem-estar social e utilizá-las para unir em torno de seus políticos o maior número possível de pessoas e grupos. O estudo revelará uma França que colocará em xeque os valores fundamentais da sua república como Liberdade, Igualdade e Fraternidade ao engendrar práticas de exclusão e repressão ao estrangeiro.
Palavras-chave: Imigração
Mídia impressa
Le Monde (jornal)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PRAZERES FILHO, Arthur Orlando Alvares dos. Le Monde e a imigração: mídia e a construção da alteridade immigré. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3866
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOrlando.pdf669,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.