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http://hdl.handle.net/11422/389
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cardoso, Monica Machado | - |
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Matos dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T17:24:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/389 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Banda musical | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Boyband | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.title | Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sovik, Liv Rebecca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7709834262127600 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Tiago José Lemos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4954471388974809 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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