Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3917
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As entrevistas nas reportagens e nos documentários de João Moreira Sales
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Lorena Ferraz
Orientador: Leandro, Anita Matilde Silva
Resumo: Ao longo de sua trajetória, o documentarista João Moreira Salles realizou bem mais do que uma centena de entrevistas. Esse trabalho fará uma análise do estilo das entrevistas em duas reportagens dirigidas por João Salles, China – o império do Centro (1987) e América (1989) e em um de seus documentários, Santiago (2007). Outros documentários de João Salles também serão evocados nessa pesquisa, sobretudo, Nelson Freire (2003) e Entreatos (2004). Também serão comentadas as entrevistas realizadas por Salles com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “O Andarilho” (2007), publicada na revista Piauí, e com o caseiro do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, Francenildo dos Santos Costa, publicada na mesma revista, com o título “O Caseiro” (2008). Serão destacados os fatores que levaram João Moreira Salles a optar por diferentes tipos de entrevista ao longo de sua trajetória. Nos primeiros documentários, nota-se a clara influência dos métodos de entrevistas do jornalismo. Em seguida, começa a se tornar perceptível o uso de métodos de entrevista do Novo Jornalismo, principalmente, os dos jornalistas Joseph Mitchell e Tom Wolfe. No caso de Entreatos, influenciado pelo Cinema Direto norte-americano, não há praticamente nenhuma entrevista. Por fim, veremos como seu método se transforma até chegar em Santiago, quando João Moreira Salles critica e questiona a forma como havia conduzido as entrevistas com o personagem e resgata, na montagem, por meio das sobras das filmagens, da locução em off e das imagens da casa da Gávea, a voz negada ao mordomo.
Palavras-chave: Entrevista jornalística
Documentário
Reportagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Lorena Ferraz. As entrevistas nas reportagens e nos documentários de João Moreira Sales. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3917
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFerraz.pdf733,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.