Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3929
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Roitman, Ney | - |
dc.contributor.author | Andrade, Ricardo Franklin Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T19:10:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:35Z | - |
dc.date.issued | 1989-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3929 | - |
dc.description.abstract | Experimental tests performed on a hydroelastic reduced scale model of a Tension Leg Platform for deep water are reported. Comparisons between theoretical responses obtained with a simplified 6 D.O.F. are made. Among the experimental results, those related to damping ratio, inertia and drag coefficients should be highlighted. Tests were performed to verify the contribution of the deck mass distribution for the model natural periods. The experimental time responses from tests under impacts and under wave action with different incident angles are reported. Experiments performed on the reduced sclae model have allowed calibration of numerical models as well as the observation of relevant effects that arise from fluid-structure interaction. Finally, it is important to emphasize the construction of small scale models for the determination of experimental parameters and for the calibration of numerical models to be used in designing this type of offshore platforms. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Análise da resposta dinâmica de um modelo em escala reduzida de plataforma offshore do tipo T.L.P. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1025472130301238 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Ronaldo Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Ellwanger, Gilberto Bruno | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Antonio Carlos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho relata os resultados de testes experimentais realizados em um modelo reduzido de plataforma do tipo T.L.P. para águas profundas. São feitas comparações entre os sinais dinâmicos obtidos nos testes experimentais e as respostas teórico-numéricas obtidas com um modelo simplificado de 6 graus de liberdade. Dentre os resultados experimentais, devem ser ressaltados os obtidos para taxa de amortecimento e para os coeficientes de inércia e de arrasto. Foi realizado também um estudo da influência da distribuição da massa do convés para os períodos naturais do modelo. As respostas no tempo dos ensaios sob a ação de impactos e sob a ação de ondas com diferentes ângulos de incidência sobre o modelo também são relatados. Ensaios experimentais realizados no modelo reduzido permitiram a calibração de modelos numérico-teóricos, assim como a observação de importantes efeitos da interação fluido-estrutura. Desse modo, deve ser ressaltada a importância da construção de modelos reduzidos para determinação de parâmetros experimentais e para aferição de programas utilizados no projeto e verificação do comportamento de protótipos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
170892.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.