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dc.contributor.advisorRoitman, Ney-
dc.contributor.authorAndrade, Ricardo Franklin Mendes de-
dc.date.accessioned2018-05-07T19:10:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:35Z-
dc.date.issued1989-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3929-
dc.description.abstractExperimental tests performed on a hydroelastic reduced scale model of a Tension Leg Platform for deep water are reported. Comparisons between theoretical responses obtained with a simplified 6 D.O.F. are made. Among the experimental results, those related to damping ratio, inertia and drag coefficients should be highlighted. Tests were performed to verify the contribution of the deck mass distribution for the model natural periods. The experimental time responses from tests under impacts and under wave action with different incident angles are reported. Experiments performed on the reduced sclae model have allowed calibration of numerical models as well as the observation of relevant effects that arise from fluid-structure interaction. Finally, it is important to emphasize the construction of small scale models for the determination of experimental parameters and for the calibration of numerical models to be used in designing this type of offshore platforms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise da resposta dinâmica de um modelo em escala reduzida de plataforma offshore do tipo T.L.P.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1025472130301238pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.referee2Ellwanger, Gilberto Bruno-
dc.contributor.referee3Fernandes, Antonio Carlos-
dc.description.resumoO presente trabalho relata os resultados de testes experimentais realizados em um modelo reduzido de plataforma do tipo T.L.P. para águas profundas. São feitas comparações entre os sinais dinâmicos obtidos nos testes experimentais e as respostas teórico-numéricas obtidas com um modelo simplificado de 6 graus de liberdade. Dentre os resultados experimentais, devem ser ressaltados os obtidos para taxa de amortecimento e para os coeficientes de inércia e de arrasto. Foi realizado também um estudo da influência da distribuição da massa do convés para os períodos naturais do modelo. As respostas no tempo dos ensaios sob a ação de impactos e sob a ação de ondas com diferentes ângulos de incidência sobre o modelo também são relatados. Ensaios experimentais realizados no modelo reduzido permitiram a calibração de modelos numérico-teóricos, assim como a observação de importantes efeitos da interação fluido-estrutura. Desse modo, deve ser ressaltada a importância da construção de modelos reduzidos para determinação de parâmetros experimentais e para aferição de programas utilizados no projeto e verificação do comportamento de protótipos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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