Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3971
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As representações das linguagens do plurilinguismo na construção estilística do romance em versos Evguêni Oniéguin
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriella de Oliveira
Orientador: Soares, Sonia Branco
Resumo: Aleksandr Púchkin é considerado o fundador da língua literária russa por ter introduzido as linguagens do plurilinguismo social em suas obras. O objetivo desse estudo é analisar os discursos dos personagens de Evguêni Oniéguin, publicado entre 1825 e 1833, e observar como estes se relacionam e caracterizam esta obra como um autêntico romance. Para tanto, apresentaremos uma contextualização histórico-linguística da língua literária, como o sistema de três estilos, que prescrevia o uso de determinados termos. No século XIX, Púchkin considerava essa sistematização incapaz de atender as necessidades de uma expressão literária. O poeta suprimiu os limites entre os gêneros ao realizar combinações estilísticas dos eslavismos arcaicos, considerados pertencentes ao estilo alto, e dos elementos do russo moderno, pertencentes ao estilo médio ou baixo. Nosso corpus se constitui de alguns versos de Evguêni Oniéguin que contêm as formas eslavas, de sílaba fechada, e as formas russas, de sílaba aberta, já que se tratam de arcaísmos e prosaísmos claramente identificáveis para o pesquisador estrangeiro. O problema abordado no presente estudo é: que critérios Púchkin utilizou para selecionar uma palavra de estilo baixo e uma de estilo alto em uma mesma obra? Em quais contextos cada uma ocorre com mais frequência? Assim, empossados dos versos que compõem nosso corpus, analisaremos os discursos dos personagens e a frequência com que os eslavismos e russismos são introduzidos em cada um. Buscando responder estas questões, nos apoiaremos na análise de Mikhail Bakhtin (1993), que nos esclarece que estas formas pertencem a diferentes planos estilísticos do romance.
Palavras-chave: Literatura russa
Plurilinguismo
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Departamento: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3971
Aparece nas coleções:Letras - Russo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, G.O.pdf655,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.