Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Conceição, Isabel Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-28T17:38:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4008 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.title | Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sobreira, Henrique Garcia | - |
dc.description.resumo | Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ICConceicao.pdf | 601.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.