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dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorSouza, Thayane Azevedo Pereira de-
dc.date.accessioned2018-06-08T12:28:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4014-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleTranstorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoA educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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