Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4014
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Souza, Thayane Azevedo Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-08T12:28:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4014 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1679173694224340 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TAPSouza.pdf | 529.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.