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dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorGuerra, Fabiane Fernandes-
dc.date.accessioned2018-06-18T14:28:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:48Z-
dc.date.issued2016-11-07-
dc.identifier.citationGUERRA, Fabiane Fernandes. O processo de sensibilização para os princípios da inclusão: uma experiência de análise de conteúdo. 84 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4066-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleO processo de sensibilização para os princípios da inclusão: uma experiência de análise de conteúdopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3499803166947247pt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
dc.contributor.referee2Kelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340pt_BR
dc.description.resumoAnálise de conteúdo de uma Escola de Pública. Está inserida em uma pesquisa maior, intitulada Inclusão na Administração Pública (IAP). O desenvolvimento da pesquisa IAP se deu por meio de etapas, sendo este estudo um recorte da terceira. A primeira etapa consistiu em um curso de formação, que teve por objetivo sensibilizar os profissionais da área da Educação (docentes e staff) de uma Escola de Governo aos princípios da inclusão. A segunda etapa objetivou promover uma reformulação nos currículos e programas de curso, de forma que os docentes participantes considerassem os princípios desenvolvidos na primeira etapa. A terceira etapa buscou observar a atuação de quatro professores participantes das etapas anteriores, com o objetivo de conhecer as suas práticas e verificar se e como estes adotaram os princípios de inclusão trabalhados nas etapas anteriores. A quarta etapa teve por objetivo desenvolver um grupo focal, com o intuito de revisitar e discutir com os docentes participantes situações e eventos levantados na terceira etapa. Esta monografia se detém na terceira etapa, e provê recursos para a quarta. A questão que colocamos é: É possível modificar a prática de professores para uma atuação mais inclusiva? Na busca por respostas a esta questão, utilizamos a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e verificamos as relações presentes nos cursos analisados, além de mapearmos situações que servissem de base para posteriores discussões. O cenário deste estudo é composto por três cursos ministrados pelos professores participantes da pesquisa IAP. Como referencial teórico, nos baseamos nos estudos de Yin (2001) sobre pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em Bardin (2011), nos estudos sobre análise de conteúdo, em Booth e Ainscow (2012) e Santos (2013) nos estudos sobre inclusão. Como resultado, mostrou que, sensibilizados pelos princípios da inclusão, os professores reviram suas práticas, tornando-as mais participativas, acolhedoras e acessíveis e oportunizando a adoção de novas estratégias de ensino. Este estudo possibilitou, ainda, o desenvolvimento de categorias de análise relativas aos cursos acompanhados, com o intuito de trabalhá-las junto a estes mesmos professores no grupo focal (etapa 4), buscando refletir sobre suas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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