Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4067
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Interação de alunos estrangeiros em escolas brasileiras: a importância de um enfoque multicultural na formação dos professores
Autor(es)/Inventor(es): Furtado, Gabriela Gomes
Orientador: Ivenicki, Ana
Resumo: Analisa estudos prévios sobre multiculturalismo, passando pela pluralidade de definições abordadas pelos autores, porém focado no conceito crítico desta perspectiva. Tal conceito que visa uma prática que trabalha criticamente as diversidades presentes em sala de aula, incentivando o emponderamento das minorias e trabalhando conscientemente a construção da identidade individual e coletiva destes alunos. Além disso, aborda o curto histórico de trabalhos com enfoque multicultural no Brasil e a carência do tema nas salas de aula e documentos do MEC, ressaltando a importância do porquê é essencial que refletir sobre o assunto no atual cenário educacional do país. Para encerrar o capítulo de referencial teórico, analisa-se a formação docente acerca do multiculturalismo, relacionando com a importância da discussão de currículo na formação docente atual. Por fim, relaciona todos estes conteúdos com os dados obtidos nas entrevistas com três educadoras que receberam alunos estrangeiros em sala de aula. Tais entrevistas mostraram a importância da interação dos alunos brasileiros com estes alunos estrangeiros e como o intercâmbio de culturas entre as crianças se dá mesmo sem que haja muito estímulo. Além disso, aborda como as professoras relatam estarem despreparadas para a diversidade em sala de aula, mesmo que haja esforço delas para que estas interações aconteçam da melhor maneira possível. Finalmente, analisa os atuais estímulos à formação continuada e à formação docente acerca desta perspectiva.
Palavras-chave: Multiculturalismo
Estudantes estrangeiros
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FURTADO, Gabriela Gomes. Interação de alunos estrangeiros em escolas brasileiras: a importância de um enfoque multicultural na formação dos professores. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4067
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGFurtado.pdf717,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.