Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4072
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.author | Araújo, José Carlos Moura de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T17:11:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4072 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transferência de calor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | A contextualização da transferência de calor por condução radiação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCMAraujo.pdf | 17.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.