Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia F.-
dc.contributor.authorGomes, João Paulo das Neves-
dc.date.accessioned2018-06-18T17:51:24Z-
dc.date.available2018-06-20T03:00:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4075-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHolografiapt_BR
dc.subjectPartículas elementarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDesvendando os hologramaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoHologramas ou holografias são representações de imagens em três dimensões de objetos. O surgimento destas imagens foi proporcionado pela aplicação do laser nas melhorias dos microscópios de varredura. Aqui trabalharemos com estas lindas figuras levando para dentro da sala de aula alguns conceitos de Física Contemporânea poucos comentados no Ensino Médio hoje em dia. Exploraremos as curiosidades dos alunos e mostraremos uma alternativa para mostrar de forma dinâmica e qualitativa os conceitos por trás dos fenômenos da interferência e difração da luz para dentro da escola. Para este objetivo faremos uma apresentação dos conceitos através de data show, mostraremos cenas de filmes que usam a tecnologia do holografia como forma de comunicação, utilizaremos o software Modellus 4.01 e experimentos práticos de baixo custo para uma maior interação com o aluno, falaremos dos vários tipos de hologramas e da sua história, e para escolas com maiores recursos indicamos um experimento para fazer dentro da sala de aula com os alunos, para aprofundar o conhecimento da formação do holograma. Exploraremos o interesse turma com as tecnologias dos filmes de ficção científica para criar um clima de curiosidade, que ajudará no despertar o aluno ao conhecimento científico. Mostraremos como tais tecnologias são aplicadas na vida cotidiana das pessoas ou que ainda serão aplicadas em nossas vidas. Daremos uma abordagem diferente explorando o holograma para propor aos professores uma alternativa de falar de conceitos físicos importantes, interferência e difração da luz, de forma prática e qualitativa, que possibilita o aluno interagir com a matéria sem focar na matemática por trás dos conceitos. Esta, por sua vez, pode ser um fator no qual estes conceitos não são muito comentados em sala de aula, pois não há um amadurecimento do conhecimento das ferramentas matemáticas necessário para abordar tal assunto nesta idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPNGomes.pdf10,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.