Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4095
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização de eletrossequências da Formação Urucutuca através de perfis geofísicos de poços, sudeste da Bacia do Espírito Santo
Autor(es)/Inventor(es): Vieira Filho, Claudio Luiz de Andrade
Tutor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Tutor : Cardoso, Carlos Eduardo Nascimento
Tutor: Oliveira, João Paulo Miranda
Resumen: Os perfis geofísicos de poços são ferramentas importantes para análise geológica principalmente na fase de exploração, onde são obtidas em resposta às propriedades físicas das rochas, tais como características elétricas, acústicas, radioativas e mecânicas. Este estudo tem como objetivo caracterizar qualitativamente e quantitativamente em eletrossequências a Formação Urucutuca da Bacia do Espírito Santo, através da resposta de perfis geofísicos, e, com isso, correlaciona-las entre poços. A localização da área de estudo compreende a região de água profunda a sudeste da bacia, situada no campo produtor de Golfinho, onde foram selecionados três poços 6-BRSA-486-ESS, 4-BRSA-444A-ESS e 1-BRSA-789-ESS, pela grande representatividade da Formação Urucutuca. Foram utilizados os perfis básicos como o Raios Gama, Resistividade, Sônico, Densidade e Neutrão, os quais foram carregados, analisados e interpretados em um software específico. O estudo consistiu em três etapas: (1) interpretação dos perfis básicos; (2) análise estatística; e (3) correlação dos poços. Na primeira etapa, foram observadas variações nos padrões desses perfis, associados às diferenças elétricas em resposta ao meio. Essas variações possibilitaram o reconhecimento de 10 eletrossequências e 8 marcos elétricos, que são os limites entre essas variações, ou seja, o limite entre as Eletrossequências. Posteriormente, foi realizado a análise estatística univariada e multivariada para corroborar a interpretação das 10 eletrossequências a partir da variação nos padrões dos perfis, o que permitiu identificar maiores informações sobre a variabilidade litológica e, consequentemente, sobre a interpretação deposicional. Na última etapa, realizou-se a correlação das Eletrossequências entre os poços, que auxiliou a visualização e a compreensão da continuidade lateral no sentido downdip, evidenciando a heterogeneidade da Formação Urucutuca nessa porção da bacia.
Materia: Eletrossequências
Formação Urucutuca
Bacia do Espírito Santo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::ESTRATIGRAFIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIEIRA FILHO, C.L.A.pdf3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.