Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4108
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia Ninja: os paradigmas do jornalismo postos em xeque
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Camila Romana
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: O trabalho propõe uma reflexão sobre os paradigmas tradicionais do jornalismo na era digital e o consequente surgimento, a partir da Internet, de novas possibilidades de se consumir, produzir e compartilhar informação. A análise é conduzida pelo foco principal da pesquisa: as transmissões em tempo real realizadas via tecnologia streaming pela Mídia Ninja. O coletivo, formado majoritariamente por não jornalistas, se destacou de forma expressiva durante a cobertura das manifestações que irromperam em junho de 2013 nas ruas de diversas cidades do Brasil. Autodefinida como uma iniciativa midialivrista, a Mídia Ninja traz em seu nome as definições “Narrativas Independentes”, “Jornalismo” e “Ação”. Ao defender que suas transmissões subjetivas e feitas em tempo real podem ser consideradas como jornalismo, os ninjas colocam em xeque os paradigmas que conduzem esta atividade. Após apontar características do movimento de Mídia Livre, resgatar alguns princípios fundamentais do jornalismo, e analisar certos impactos da internet no processo informativo, este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação que existe entre as transmissões feitas pela Mídia Ninja e o jornalismo.
Palavras-chave: Jornalismo digital
Internet
Ativismo
Meios de comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Camila Romana. Mídia Ninja: os paradigmas do jornalismo postos em xeque. 2013. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4108
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAlmeida.pdf742,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.