Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4140
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A exploração de portos de areia na bacia hidrográfica do Rio Guandu, Rio de Janeiro: condicionantes geológicos e impactos ambientais
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Carolina Salvador de
Orientador: Castro, João Wagner Alencar
Resumo: A exploração de portos de areia em margens de rios afeta as condições geológicas e ambientais, provocando desestabilizações de taludes e problemas de erosão, transporte e deposição de sedimentos fluviais. O presente trabalho de monografia objetiva avaliar a situação da exploração de portos de areia na região da planície costeira holocênica do rio Guandu, Estado do Rio de Janeiro. A estratégia de estudo baseou-se: a) no levantamento das empresas mineradoras titulares dos processos de Alvará de Pesquisa e Portaria de Lavra para substância mineral areia nos municípios de Itaguaí e Seropédica; b) avaliação das suas respectivas situações ambientais no âmbito legislativo; c) análise dos impactos ambientais decorrentes da extração dos portos de areia na região definida para este estudo. Identificou-se, inicialmente, 23 (vinte e três) requerimentos de lavra e 18 (dezoito) concessões de lavra de areia nestes municípios. Devido à grande quantidade de requerimentos e concessões de lavra na região pesquisada, optou-se por selecionar as áreas inseridas nas margens do rio Guandu. Nesse domínio, foi definida uma poligonal para a área de estudo na qual identificou-se 10 (dez) requerimentos para lavra de areia e 3 (três) concessões de lavra de areia. Através de pesquisas no Órgão Público INEA - Instituto Estadual do Ambiente, identificou-se que as 3 (três) poligonais que obtiveram concessão de lavra não apresentam Licença Ambiental para iniciar as atividades de lavra da substância mineral areia. Resultados obtidos sugerem que a área de estudo, encontra-se em estágio avançado de degradação ambiental decorrente dessa atividade de explotação mineral, identificadas através de diversas cavas de extração ilegal.
Palavras-chave: Areia
Exploração
Impacto ambiental
Rio Guandu
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::HIDROGEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4140
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELLO, C.S.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.