Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4190
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização da matéria orgânica particulada em amostras de afloramentos da formação Ponta Grossa, Bacia do Paraná, Chapada dos Guimarães, MT
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Juliano Teive de
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Menezes, Taíssa Rego
Coorientador: Souza, Igor Viegas Alves Fernandes de
Resumo: O estudo palinofaciológico realizado em sucessões sedimentares devonianas da Chapada dos Guimarães, Formação Ponta Grossa, Bacia do Paraná permitiu caracterizar a matéria orgânica particulada em cada amostra. Cerca de 24 amostras foram analisadas de 10 afloramentos realizada no Estado do Paraná. Este estudo consistiu numa contagem dos componentes do querogênio através dos métodos de microscopia em luz branca transmitida e luz azul incidente. Os resultados foram obtidos por contagem de no mínimo 300 partículas por amostras, obtendo-se o percentual dos diferentes grupos de constituintes orgânicos (fitoclastos, palinomorfos e matéria orgânica amorfa). Através dos resultados encontrados constatou-se que a sucessão sedimentar da Formação Ponta Grossa analisada compreende a 5 palinofácies, onde, predominantemente, a palinofácies “V” onde se caracteriza por percentagens muito alta de algas prasinófitas. Palinofácies “IV” vem em seguida com uma quantidade percentual de esporomorfos alta, Palinofácies “I” possui uma predominância de Matéria Orgânica Amorfa, Palinofácies “II” apesar de possuir predominância do grupo dos Palinomorfos possui 40% do grupo Fitoclasto e Palinofácies “III” possui uma percentagem muito alta de Spongiophyton, acima de 60%.
Palavras-chave: Formação Ponta Grossa
Palinofácies
Matéria Orgânica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4190
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, J.T.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.