Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4194
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Família-escola: uma relação cooperativa ou conflitiva?
Autor(es)/Inventor(es): Vasconcelos, Daniel Machado de Castro
Orientador: Fernández, Silvina Julia
Resumo: Observa a relação entre as instituições escola e família. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica em função de elucidar qual a natureza dessa relação, como foi construída historicamente e quais os modelos de família existente na atualidade. Também foi realizado um estudo de caso numa escola particular da zona norte da cidade do Rio de Janeiro que atende famílias de nível socioeconômico baixo e médio-baixo, assim como aplicado um questionário às coordenadoras pedagógicas e a dois familiares responsáveis dessa escola escolhidos aleatoriamente, representando educação infantil e ensino fundamental I. Os questionários contêm questões relevantes para identificar, de forma geral, quais as formas e a importância da participação da família nessa escola, evidenciando que essa relação é variavelmente afetada pelos problemas de disciplina e sucesso escolar, ou seja, se o aluno mantiver boas notas e apresentar “boa disciplina”, os conflitos entre as duas serão menores. Para as famílias, aliás, o sucesso escolar do aluno se apresenta como a questão mais importante, pois muitas das perguntas acabavam em discursos sobre a necessidade de saber se o aluno está indo bem em sala de aula e se está tendo problemas de disciplina. A escola pesquisada adota o discurso de que a família é sempre bem vinda à escola, e de fato o é, porém, não cria espaços para que a família possa se sentir pertencida ao lugar. Todavia, a participação da família na educação formal dos filhos precisa ser constante e consciente, pois vida familiar e vida escolar se complementam. Com base nos resultados deste trabalho podemos afirmar que o desempenho escolar das crianças melhorará a partir do bom relacionamento entre família e escola, sempre considerando que o trabalho a desenvolver com os pais é algo contínuo e que precisa ser constantemente fortalecido. A escola precisa enxergar a família como de fato ela é, adaptando-se às transições culturais atuais. Criar mais espaços de convivência, oportunizar ações em que as famílias estejam na escola e que possam participar ativamente das elaborações dos projetos pedagógicos são ações que visam um melhor vínculo entre elas. Elas são dependentes entre si e somente juntas podem promover o sucesso escolar do aluno.
Palavras-chave: Educação infantil
Escola e família
Rendimento escolar
Escola particular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VASCONCELOS, Daniel Machado de Castro. Família-escola: uma relação cooperativa ou conflitiva?. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4194
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMCVasconcelos.pdf663,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.