Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4204
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise amperométrica acoplada a FIA para determinação de iodeto utilizado com traçador em águas produzidas de reservatórios de petróleo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Davi Augusto Izidro da
Orientador: D’Elia, Eliane
Coorientador: Souza, Flávia Carvalho de
Resumo: A produção de petróleo é uma das mais significativas atividades industriais da sociedade moderna. Neste cenário, o uso de traçadores se apresenta como um método de grande importância no que diz respeito ao estudo de caracterização de reservatórios de petróleo, mais precisamente na avaliação e otimização do processo de recuperação secundária do petróleo. Este estudo consiste na adição do traçador ao fluido injetado no reservatório através de um poço de injeção e os traçadores químicos não isotópicos surgem como uma alternativa aos materiais radioativos. Portanto, faz-se necessário desenvolver um método analítico de determinação de iodeto que apresente alta seletividade e baixos limites de detecção. A técnica de cromatografia de troca iônica se mostra altamente sensível para determinação de iodeto, porém apresenta algumas desvantagens em relação a outras ferramentas analíticas. Neste contexto, os métodos eletroanalíticos aparecem como uma alternativa atrativa. Então, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um método eletroanalítico para determinação de iodeto empregando análise por injeção em fluxo e detecção amperométrica com uso de eletrodos impressos. O método proposto foi validado para faixa linear de concentração de 1 a 10 mg.L-1, apresentou limites de detecção e quantificação satisfatórios de 0,2 mg.L-1 e 0,6 mg.L-1, respectivamente, um valor de recuperação de 98 ± 2% e uma recuperação de amostras fortificadas de 102 ± 2%. O método se mostrou preciso, homocedástico e seletivo para iodeto (sem interferentes), além de não estar sujeito a efeitos da matriz. A análise de uma amostra real de água de produção apresentou valores de concentração de iodeto estatisticamente equivalentes aos valores da cromatografia iônica, demonstrando que o método é considerado adequado para quantificação de iodeto em amostras de água de produção.
Palavras-chave: Iodeto
Amperometria
Petróleo
Eletroanálise
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4204
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final Davi-min.pdf937,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.