Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Nunes, Daniele Espadete | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T23:10:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Daniele Espadete. O lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4210 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | Organização escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática de educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4763703869569847 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4031711541635511 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2318228682748090 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga a formação inicial dos gestores escolares no curso de Pedagogia da UFRJ. Teve como objetivos específicos investigar as concepções acerca da gestão escolar e democrática presentes no projeto pedagógico do curso e nas disciplinas oferecidas no âmbito da formação do gestor escolar e, ainda, investigar as concepções dos professores formadores que atuam no curso de Pedagogia no setor de gestão e avaliação dos sistemas educacionais sobre a identidade e formação do pedagogo para a gestão escolar. A partir do exposto, a proposta que norteou este estudo integra-se à linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais incorporando as políticas de formação inicial dos profissionais da educação. Inicialmente, os procedimentos metodológicos utilizados incluíram análise documental, revisão de literatura sobre a formação do pedagogo no Brasil e na UFRJ e, no contexto dessa formação, o lugar da formação para gestão escolar. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 4 professores do curso que atuam na área de gestão além da coordenadora do curso. Teve como suporte teórico as ponderações de Araújo (2010); Cury (2008); Libâneo (2006); Souza (2006) e Souza e Gouveia (2010) Gatti e Barreto (2009). Concluiu-se que a formação para a gestão escolar é secundarizada no curso uma vez que ocurso enfatiza a docência como mais importante. A pesquisa sugere a ampliação da discussão sobre a formação para a gestão escolar no currículo e maior autonomia para que os discentes possam fazer escolhas acerca do seu percurso acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DENunes.pdf | 825.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.