Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorVasconcellos, Raquel Aline Nascimento-
dc.date.accessioned2018-07-04T12:11:58Z-
dc.date.available2018-07-06T03:00:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4215-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleInfância e escolarização: vozes de crianças sobre a escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Ana Pires do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728052729083368pt_BR
dc.description.resumoAborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVasconcellos.pdf595,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.