Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4215
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T12:11:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4215 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728052729083368 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RVasconcellos.pdf | 595.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.