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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStrozenberg, Ilana-
dc.contributor.authorSilva, Camila Paula Bezerra-
dc.date.accessioned2018-07-04T17:53:37Z-
dc.date.available2018-07-06T03:00:18Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Paula Bezerra. Além do entretenimento: uma análise dos jogos de redes sociais como ferramenta de mobilização. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4220-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectParticipação comunitáriapt_BR
dc.titleAlém do entretenimento: uma análise dos jogos de redes sociais como ferramenta de mobilizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoBusca compreender a utilização dos jogos sociais, entendidos como jogos cujas plataformas são as redes sociais, como uma ferramenta estratégica de comunicação voltada para a mobilização social. Discute como se constrói a conjugação entre a mensagem que se quer transmitir, a estrutura mecânica e discursiva do jogo eletrônico e os caminhos usados para atrair a atenção do usuário da internet, indivíduo cada vez mais difícil de cativar. Com base nas ideias de André Lemos, Rebeca Recuero e Daniel Miller, foi realizado um estudo de caso de um jogo com objetivos humanitários voltado para o combate à violência contra mulheres, cuja plataforma é o Facebook: o Half The Sky. Através deste jogo específico se analisou a condição de eficácia da utilização dos jogos eletrônicos com objetivos que vão para além do puro entretenimento, como uma plataforma voltada para a mobilização e engajamento de seus usuários em função de uma causa que se pretende defender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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