Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Ludmila Thomé de-
dc.contributor.authorSantos, Talita Mesquita da Cruz-
dc.date.accessioned2018-07-04T18:30:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Talita Mesquita da Cruz. A mediação pedagógica do processo de leitura e escrita no ensino com gêneros discursivos em classes do 2º ano, ampliando a perspectiva do letramento. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4222-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA mediação pedagógica do processo de leitura e escrita no ensino com gêneros discursivos em classes do 2º ano: uma crítica sob a perspectiva do letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3915780435099216pt_BR
dc.description.resumoOs gêneros discursivos são importantes recursos didáticos no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem pleno da Língua Portuguesa, pois promove entre os sujeitos sociais diferentes oportunidades de se comunicarem, isto é, de fazerem uso de diferentes linguagens. É importante ressaltarmos que são nos primeiros anos de escolaridade que os educandos vão descobrindo este novo e surpreendente mundo – o mundo das letras e, concomitantemente, o da expressão. O objetivo desta pesquisa visa analisar em termos de gêneros quais as concepções que permeiam as práticas docentes e como estas são promovidas dentro do ambiente escolar. Nosso intuito com esta pesquisa é refletir e analisar a importância deste processo no ensino com gêneros e como este tem sido promovido nas práticas pedagógicas. Neste contexto, minha problemática de estudo é a influência dos gêneros discursivos dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Situo como campo de pesquisa uma turma de segundo ano de Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro, na qual fiz meu estágio da disciplina intitulada Prática de Ensino nas séries iniciais. Acreditamos que cabe ao ensino com gêneros discursivos o papel fundamental na formação de cidadãos proficientes em diferentes formas de linguagens (oral e escrita).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMesquita.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.