Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/423
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Favela em cena: uma análise sobre o filme cidade dos homens
Autor(es)/Inventor(es): Bakker, Bruna Werneck de Andrade
Orientador: Filho, João Batista de Macedo Freire
Resumo: Este trabalho consiste na análise do filme brasileiro Cidade dos Homens, de Paulo Morelli, no qual se busca perceber de que formas o espaço da favela carioca é representado no filme. Considerado como desfecho tanto para a série de televisão homônima exibida pela Rede Globo de Televisão de 2002 a 2005, quanto para o projeto iniciado pelos diretores Fernando Meirelles e Katia Lund em Cidade de Deus (2002), percebe-se nessa produção grande importância tanto para o cenário cinematográfico nacional quanto para um movimento mais amplo de representação audiovisual das favelas cariocas na mídia de massa nacional. O estudo é realizado através da análise discursiva e imagética desta produção a partir do cenário do cinema nacional em seu ano de lançamento (2007), ao mesmo tempo em que reflete sobre o espaço da favela carioca tanto no contexto histórico de seu surgimento no início do século XX, quanto diante de outras produções da cinematografia nacional.
Palavras-chave: Produção Audiovisual
Favela Carioca
Cinema nacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BAKKER, Bruna Werneck de Andrade. Favela em Cena: uma análise sobre o filme Cidade dos Homens. 2009. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bakker_monografia.pdf265.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.