Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorRazuk, Rachel Martins Arenari-
dc.date.accessioned2018-07-05T14:30:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRAZUK, Rachel Martins Arenari. Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4248-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Cristiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.contributor.referee2Corsino, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540561339414541pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal foi compreender os sentidos da experiência afetiva na Educação Infantil, em especial na creche. Para tal, recorri a estudos da Filosofia da Educação, especialmente Paulo Freire, e aos referenciais da Psicologia histórico-cultural, especialmente Henri Wallon. Com estes autores, focalizo os conceitos de educação dialógica e afetividade. A investigação do campo constitui-se em pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual analiso registros escritos realizados durante a imersão no campo, uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil pública da cidade do Rio de Janeiro. As discussões estão organizadas ao longo de dois capítulos: Docência, afetividade e dialogia na creche; A metodologia e o campo da pesquisa. A análise realizada aponta para conquistas já efetuadas no trabalho educativo institucional com os bebês bem como para a necessidade de atentarmos para como e onde afeto e diálogo aparecem e contribuem nas práticas pedagógicas cotidianas com as crianças pequenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RRazuk.pdf696.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.