Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Razuk, Rachel Martins Arenari | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T14:30:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RAZUK, Rachel Martins Arenari. Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4248 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Corsino, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5540561339414541 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal foi compreender os sentidos da experiência afetiva na Educação Infantil, em especial na creche. Para tal, recorri a estudos da Filosofia da Educação, especialmente Paulo Freire, e aos referenciais da Psicologia histórico-cultural, especialmente Henri Wallon. Com estes autores, focalizo os conceitos de educação dialógica e afetividade. A investigação do campo constitui-se em pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual analiso registros escritos realizados durante a imersão no campo, uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil pública da cidade do Rio de Janeiro. As discussões estão organizadas ao longo de dois capítulos: Docência, afetividade e dialogia na creche; A metodologia e o campo da pesquisa. A análise realizada aponta para conquistas já efetuadas no trabalho educativo institucional com os bebês bem como para a necessidade de atentarmos para como e onde afeto e diálogo aparecem e contribuem nas práticas pedagógicas cotidianas com as crianças pequenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RRazuk.pdf | 696.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.