Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Correlações entre características químicas, mineralógicas, geológicas e geotécnicas de solos tropicais argilosos de Minas Gerais
Autor(es)/Inventor(es): Batista Junior, Cicero Pereira
Orientador: Polivanov, Helena
Coorientador: Marangon, Márcio
Resumo: O trabalho descreve sobre as características principais dos solos não hidromórficos bem desenvolvidos pedogenéticamente, referidos genericamente na Geotecnia como solos de comportamento laterítico, com horizonte diagnóstico do tipo Latossolo (BW) ou Podzólico (BT), para a aplicação na área de pavimentos. A realização desse trabalho teve como objetivo a correlação entre características químicas, mineralógicas, geológicas e geotécnicas para um conjunto de 33 amostras de solos coletados em parte do estado de Minas Gerais, aproveitando os cortes rodoviários, sendo feita à descrição das espessuras dos horizontes identificados e das características visuais e de tato. Foram levantadas informações preliminares quanto os tipos de solo, segundo mapas pedológicos e trabalhos anteriores, e da geologia da área de estudo antes das coletas. Em laboratório as amostras foram submetidas a análises químicas, mineralógicas e geotécnicas. Os resultados das análises químicas mostraram que o conjunto das 33 amostras de solos encontram-se em estado avançado de intemperização, indicando valores baixos de Ki e Kr. As análises mineralógicas mostraram a predominância do argilomineral caulinita e quantidades ínfimas de minerais primários. Com os resultados concluídos pode-se fazer algumas correlações entre alguns parâmetros. De forma geral, os solos da Zona da Mata, assim como os coletados no Sul de Minas, estes em menor evidência, apresentaram uma certa uniformidade para os resultados no que se refere à geologia, pedologia, química, mineralogia e características de ordem geotécnica. As amostras da Zona Metalúrgica e Campo das Vertentes, que apresentam algumas condições diferentes das outras duas regiões estudadas, apresentaram resultados bem diversificados para as características estudadas como: pedologia, química, mineralogia e geotecnia. Foram realizadas as classificações geotécnicas denominadas convencionais (TRB ou HRB e SUCS) e não-covencionais (MCT), sendo esta última a que teve resultados mais satisfatórios e coerentes.
Palavras-chave: Solo argiloso
Mineralogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4266
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA JUNIOR, C. P.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.