Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraga, William Dias-
dc.contributor.authorFragoso, Willon Trotte-
dc.date.accessioned2018-07-09T17:52:49Z-
dc.date.available2018-07-11T03:00:16Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationFRAGOSO, Willon Trotte. A cobertura da copa do nordeste pela tv Esporte Interativo. 2013. .64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4270-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectCopa do Nordestept_BR
dc.subjectCampeonatos esportivospt_BR
dc.titleA cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandez Junior, Fernando Ewerton-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199pt_BR
dc.description.resumoA região Nordeste do Brasil sempre sofreu com o preconceito e se sentiu desvalorizada em relação às demais regiões do país. Não só culturalmente, mas essa discriminação também pode ser vista nos veículos de comunicação, principalmente no esporte, que não dedicavam atenção aos torcedores e apaixonados por futebol na região. Este trabalho mostra como o Esporte Interativo, grupo de mídia localizado no Rio de Janeiro, conseguiu atingir essa região historicamente carente de atenção e, com a cobertura da Copa do Nordeste, torneio de futebol regional, transformou a maneira como a sociedade nordestina tem acesso à informação esportiva. Também é analisado como a emissora utilizou os recursos tecnológicos e o conceito de comunicação multiplataforma para encontrar um espaço no mercado da televisão e colocar o Nordeste em evidência no cenário nacional com a cobertura massiva do campeonato. São utilizados os conceitos de nicho e mercado de produção de conteúdo para analisar porque o Esporte Interativo escolheu o Nordeste para atender e se expandir como emissora. Este estudo utiliza obras de Heródoto Barbeiro e Frank Fraser Bond e Antônio Rodrigues do Nascimento para dar as diretrizes dos assuntos abordados e analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WFragoso.pdf716,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.