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http://hdl.handle.net/11422/427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moreira, José Henrique Ferreira Barbosa | - |
dc.contributor.author | Mebus, Vanessa Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MEBUS, Vanessa Cunha. Dogville e Brecht: o teatro no cinema. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/427 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Longa-metragem | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Dogville e Brecht: o teatro no cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1810734724317811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5144170619756716 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lissovsky, Maurício | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise do filme Dogville (2003) para efeito de comparação com os recursos teatrais empregados pelo dramaturgo e teatrólogo Bertolt Brecht (1898-1956) em seu Teatro Épico. O que está em jogo é a comprovação de uma ideia difundida no meio cinematográfico que tal movimento teatral se configurou na principal influência do diretor do longa-metragem, o dinamarquês Lars Von Trier (1956 - ). Através do estudo de O Pequeno Organon para o Teatro, espécie de manifesto escrito por Brecht, e assim conhecendo os pilares do Teatro Épico, realiza-se um estudo comparativo com elementos do filme, como narrativa direção de arte e atuação do elenco. Busca-se encontrar diferenças e pontos de intersecção entre as duas obras, para reafirmar ou desmentir o que se afirma na mídia sobre Dogville, como no caso dos blogs destinados a comentar sobre cinema. Observa-se, através desse trabalho a aproximação cada vez mais comum entre cinema e teatro, sendo efetuada, nesse caso, em sua forma mais ousada. E a forma como e harmonizam os dois tipos de arte no que foi chamado por Lars Von Trier de “Cinema de Fusão”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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Dogville e Brecht - Vanessa Cunha Mebus.pdf | 412.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
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