Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/428
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Memes: a linguagem da diversão na internet - Aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Juliana Xavier de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os memes da internet, buscando compreender o que motiva um usuário a participar e a colaborar com a produção e disseminação deste conteúdo. O objeto de estudo escolhido foi o Rage Comic, meme que surgiu em 2008 e que consiste em tirinhas sobre situações cotidianas e protagonizadas pelas Rage Faces. Para auxiliar este projeto é feita uma netnografia da comunidade “Meme Rage Comics” (maior grupo dedicado exclusivamente a este meme no Facebook) com o intuito de traçar os processos sociais que o meme estimula dentro e fora da web. No decorrer desta pesquisa, abordagens teóricas sobre os conceitos de memes, cultura participativa, amadorismo e humor na web, capital social e cultura digital trash servirão de base para o estudo sobre essa nova forma de linguagem simbólica.
Palavras-chave: Meme
Charge
Web
Humor
Linguagem simbólica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Juliana Xavier. Memes: A linguagem da diversão na internet. Análise dos aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics. 2012. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JXAraujo.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.