Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4280
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise quantitativa e qualitativa de hidrocarbonetos de petróleo em amostras de sedimentos de fundo da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Maria Luiza Verdan
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Resumo: A Baía de Guanabara, inserida na Bacia de Guanabara, ao centro-sul do Estado do Rio de Janeiro apresenta um perímetro de 131 Km, em área de aproximadamente 400 Km², constituindo-se no segundo maior parque industrial do País, com 7,6 milhões de habitantes (2/3 da população da região Metropolitana) e inúmeras fontes potencias de poluição. Estima-se que 9,5 toneladas de óleo, proveniente de 2 refinarias de petróleo (REDUC e Manguinhos), 2 portos comercias (Rio de Janeiro e Niterói), 15 terminais de Petróleo, 40 estaleiros, são despejados por dia na baía, além dos acidentes com vazamento de óleo, que ocorrem com freqüência nas refinarias, portos comercias, estaleiros e postos de combustíveis. Este cenário faz da Baía de Guanabara um dos ambientes costeiros mais degradados do país, contaminado com uma grande quantidade e variedade de compostos orgânicos e inorgânicos. Para este estudo, foram realizadas Análises Geoquímicas (COT - Carbono Orgânico Total, Cromatografia Gasosa e Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massa) em 5 amostras de sedimentos. Os resultados de COT das amostras variaram de 0,04 a 6,13%, representando tanto o carbono presente na matéria orgânica particulada (natural) quanto na matéria orgânica molecular (contaminação). No geral, a fração dos hidrocarbonetos alifáticos e cíclicos, IPC, MCNR , HCT e os 16 HPAs prioritários e seus derivados metilados, revelaram níveis significativos para as amostras localizadas nas áreas expostas a atividades petrogênicas.
Palavras-chave: Baía de Guanabara
Contaminação
Hidrocarboneto
Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4280
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, M.L.V.pdf359,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.