Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4291
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do comportamento da gasolina pura e da gasolina com etanol no meio poroso confinado e no poço de monitoramento
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, Thiago Marques Baptista
Orientador: Barroso, Emilio Velloso
Coorientador: Vargas Júnior, Eurípedes do Amaral
Resumo: Assuntos relacionados ao meio ambiente vem recebendo cada vez mais atenção da sociedade, assumindo um papel de destaque nas reuniões sobre o futuro dos recursos naturais. O modo de vida da sociedade moderna, com seu crescente avanço tecnológico aumentou consideravelmente a pressão sobre os ecossistemas, resultando em extinção de espécies, contaminação de solos e aqüíferos além de outros problemas, causando um desequilíbrio no meio natural. Os cuidados com os aqüíferos, que são a maior reserva de água doce do mundo não tem sido suficientes para que estes sejam conservados e assim possam garantir uma fonte de água saudável. Muitas vezes a falta de entendimento do que seria um aqüífero e qual sua importância contribui para o total descuido com a sua poluição. A contaminação de solos e águas subterrâneas por compostos orgânicos voláteis tem sido destaque nas últimas décadas, devido à alta freqüência com que eles ocorrem, e também devido à gravidade como o meio ambiente é afetado. Embora o que chame a atenção da mídia e da população sejam os grandes acidentes de petróleo, um tipo de poluição que se estima ser muito maior e mais perigosa, são os lentos e contínuos vazamentos de combustível dos postos de distribuição. O objetivo central deste trabalho será avaliar o comportamento dos dois diferentes tipos de gasolina (pura e misturada com etanol) em relação às espessuras da fase livre do contaminante no aqüífero e no poço de monitoramento, pela redução da tensão interfacial entre a gasolina e a água e entre a água e o ar, devido à presença de co-solventes como o etanol.
Palavras-chave: Contaminação do solo
Poluição
Gasolina
Etanol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4291
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA, T. M.B.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.