Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.authorMartins, Camille Dornelles dos Santos-
dc.date.accessioned2018-07-12T19:44:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:16Z-
dc.date.issued2014-05-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Camille Dornelles dos Santos. Ciência no rádio: o veículo como meio de divulgação: estudo do programa Electron na rádio MEC AM. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4321-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectElectron (programa)pt_BR
dc.titleCiência no rádio: o veículo como meio de divulgação: estudo do programa Electron na rádio MEC AMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, William Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Nilo Sergio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o rádio como um meio para a divulgação da ciência no Brasil, partindo da hipótese de que é um veículo eficiente para tal atividade. Propõe responder ao questionamento de como os temas científicos podem ser divulgados pelo rádio de maneira efetiva. As características de agilidade, o uso de frases curtas e ausência de imagens pode prejudicar a compreensão científica? Como referencial para essa análise o trabalho traz dez episódios do programa de ciência Electron veiculados pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no ano de 2008. Também traça um retrospecto histórico da divulgação e do radiojornalismo brasileiro, através de análises acadêmicas desses dois conhecimentos. O marco teórico são os trabalhos de Luisa Massarani, Eduardo Meditsch e Fabíola Oliveira, para citar alguns. Esse trabalho conclui que o rádio é um veículo apto para divulgar ciência e que o programa Electron pode ser usado parcialmente como exemplo de sucesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMartins.pdf822.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.