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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.authorBraune, Fernanda Alvarenga-
dc.date.accessioned2018-07-12T21:13:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:16Z-
dc.date.issued2014-05-24-
dc.identifier.citationBRAUNE, Fernanda Alvarenga. O corpo feminino na cultura da transformação: um estudo do portal mulher globo com. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4324-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleO corpo feminino na ‘cultura da transformação’: um estudo do portal mulher.globo.compt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704pt_BR
dc.contributor.referee1Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee2Perelson, Simone-
dc.description.resumoObserva como o corpo feminino é pensado na contemporaneidade. O objetivo é identificar a passagem do corpo moderno para o corpo contemporâneo e indicar como a mídia influenciou e ainda influência os padrões de aparência da mulher. Para isso, entendendo que o corpo é também um produto cultural, foi feita uma revisão bibliográfica com historiadores e sociólogos que apontam como a concepção do corpo feminino foi sendo construída desde o século XIX até os dias atuais. Posteriormente, foi realizada uma breve história da imprensa feminina brasileira, focando no papel das revistas para divulgar um padrão corporal e, finalmente, é apresentado um estudo do “portal mulher.globo.com”, com o objetivo de verificar se nele existem ou não padrões comuns sobre como deveria ser o corpo feminino direcionado às mulheres leitoras. A pesquisa conclui que a mídia tem propagado um corpo de mulher jovem adulta magra, que deve se cuidar constantemente e manter em constante visibilidade os seus processos de transformação. O trabalho também demonstra que os meios de comunicação promovem a contínua insatisfação feminina com o corpo e influência a mulher, através do discurso de especialistas, a estar sempre fazendo dietas, exercícios físicos e procedimentos estéticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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