Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4332
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O serviço social na Casa das Palmeiras: o papel da arte na intervenção do assistente social
Autor(es)/Inventor(es): Lemos, Larissa do Nascimento
Orientador: Bastos, Rogério Lustosa
Resumo: Discute as expressões artísticas na tentativa de reabilitação de usuários/as da Casa das Palmeiras, instituição filantrópica prestadora de serviços na área de Saúde Mental. A médica psiquiatra Drª Nise da Silveira, fundadora da Casa, reforça sua subversividade por meio do estímulo artístico tornando-se uma legítima psiquiatra rebelde. Este trabalho teve como finalidade não apenas ressaltar um trabalho peculiar com os sujeitos, de auxílio na tomada de consciência de sua própria autonomia, como também, questionar a hegemonia da ordem psiquiátrica ao possibilitar a garantia de direitos sociais dos usuários/as. A presente pesquisa, baseada nos estudos da Drª Nise e em uma aproximação da estética de Marcuse, filósofo marxista, destacou algumas contribuições que podem enriquecer a prática do/da Assistente Social na Saúde Mental. Para tal, este trabalho utilizou a análise documental e a pesquisa bibliográfica como metodologia. Foi percorrida a trajetória da Reforma Psiquiátrica, tanto em nível nacional quanto internacional, para demonstrar como se constituiu o percurso da Saúde Mental até os dias de hoje. Por fim, procurou-se discutir até que ponto a autonomia advinda do trabalho artístico poderia auxiliar na busca dos direitos sociais dos/as usuários/as da Casa das Palmeiras, reinserindo-os/as na sociedade.
Palavras-chave: Arte-Terapia
Terapia ocupacional
Saúde mental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEMOS, Larissa do Nascimento. O serviço social na Casa das Palmeiras: o papel da arte na intervenção do assistente social. 2015. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4332
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNLemos.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.