Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4337
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento geológico do contato entre o Terreno Oriental e Terreno Ocidental da Faixa Ribeira na Região de São José de Ubá, porção noroeste do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Nick Dourado Belém de
Orientador: Nunes, Rodrigo Peternel Machado
Coorientador: Trouw, Rudolph Allard Johannes
Resumo: A Faixa Ribeira se estende por 1400 Km ao longo da costa SE do Brasil, estando relacionada com a formação do paleocontinente Gondwana, durante o final do Proterorozóico até o Cambriano/Ordoviciano. Esta faixa móvel é composta por vários terrenos tectono-estratigráficos imbricados para NW/W, em direção ao Cratón São Francisco, apresenta a seguinte compartimentação: i) Terreno Ocidental (Domínios Tectônicos: Andrelândia e Juiz de Fora); ii) Klippe Paraíba do Sul; iii) Terreno Oriental(Domínios Cambuci, Costeiro e Italva); iv) Terreno Cabo Frio. A área deste trabalho encontra-se no limite entre os terrenos Ocidental (Domínio Juiz de Fora) e Oriental (Domínio Cambuci), que representa a sutura entre o paleocontinente São Francisco e Arcos Magmáticos desenvolvidos na paleoplaca subductante. No Domínio Juiz de Fora ocorrem gnaisses enderbíticos a charnoquíticos do Complexo Juiz de Fora (CJF), Biotita-Granada-Sillimanita gnaisse da Megassequência Andrelândia (Unidade Arantina) e hololeucogranitos (“Pedra Madeira”) intrusivos no CJF. Todas estas rochas apresentam foliação milonítica com atitude média de 141º /67º, com trama que sugere desenvolvimento em condições de temperatura relativamente alta (fácies Anfibolito/Granulito), relacionada com a primeira fase colisional da Faixa Ribeira. No Domínio Cambucí ocorrem enderbitos do Complexo Serra da Bolívia, localmente gnaissificados, em especial próximo ao contato com o Domínio Juiz de Fora, Biotita-Granada gnaisse (Unidade Cambuci) e leuco-charnoquito São João do Paraíso. Estas rochas apresentam foliação milonítica semelhante às do Domínio Juiz de Fora, apenas próximo ao contato. As rochas dos dois domínios apresentam feições migmatíticas, com desenvolvimento de corpos diatexíticos de dimensões até decamétricas. Posteriormente falhas normais com rumo NW-SE afetaram as rochas acima citadas, provavelmente relacionada com fragmentação do Gondwana Ocidental e abertura do Atlântico Sul. O objetivo deste trabalho é determinar com maior precisão o limite entre os terrenos Ocidental e Oriental, através de mapeamento detalhado (1:25.000), caracterizando as diferentes litologias e as estruturas de cada terreno, além análises petrográficas dos copos litológicos observados.
Palavras-chave: Mapeamento geológico
Faixa Ribeira na Região de São José de Ubá
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4337
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOURADO, N.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.