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dc.contributor.advisorPolivanov, Helena-
dc.contributor.authorModesto, Filipe de Brito Fratte-
dc.date.accessioned2018-07-16T16:36:00Z-
dc.date.available2018-07-18T03:00:47Z-
dc.date.issued2008-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4342-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgregado graúdopt_BR
dc.subjectArgila calcinadapt_BR
dc.titlePotencialidade da utilização de argila calcinada como agregado graúdo para fins de pavimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5585486490281012pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6370700166691514pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Motta, Laura Maria Goretti da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503451042716161pt_BR
dc.contributor.referee1Barroso, Emilio Velloso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087393649043159pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está relacionada com estudo da potencialidade da utilização e do emprego de material argiloso calcinado como agregado graúdo para fins de pavimentação. O uso da argila calcinada torna-se necessário devido a carência de materiais pétreos graúdos (brita) em algumas regiões. Para este trabalho foram selecionados quatro solos que foram analisados separadamente e em misturas em diferentes proporções: um latossolo proveniente de Duque de Caxias, RJ; um latossolo de Carajás, PA; um solo residual jovem de Jacarepaguá, RJ e um Gleissolo de Santa Cruz, RJ. Todos os materiais foram caracterizados quanto à granulometria, para classificá-los de acordo com o diagrama de Winkler, limites de Atterberg e mineralogia. Em seguida, os solos e misturas foram moldados e submetidos à queima em mufla a 1000ºC. Posteriormente, os parâmetros obtidos foram investigados e comparados com valores de porosidade aparente, absorção de água, massa especifica aparente e resistência já existentes na literatura. Os agregados de argila calcinada são usados em obras de pavimentação, portanto, é importante a obtenção de corpos de prova com baixos valores de porosidade e de absorção, visando com isso não só minimizar o teor de ligante asfáltico usado na mistura específica da pavimentação, como também obter materiais com resistência mecânica adequada para suportar os desgastes físicos gerados pelo peso dos veiculos. Os resultados apontam que os solos e misturas, usados in natura, como os estudados neste trabalho, não servem para uso como agregado graúdo em pavimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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