Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4344
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O mapeamento e a avaliação da degradação de rochas de cantaria através de análises químicas, físicas e mineralógicas: estudo de caso da igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Viviane Farroco da
Orientador: Barroso, Emilio Velloso
Resumo: Esse estudo visa avaliar os efeitos do intemperismo natural e induzido pela atmosfera urbana poluída sobre a mineralogia e a composição química de rochas de cantaria, utilizadas como revestimento em fachadas de um prédio histórico da Cidade do Rio de Janeiro, levando-as a degradação. O objeto de estudo é a Igreja do Outeiro da Glória devido a sua localização próxima ao mar, o que expõe as rochas de cantaria a um ambiente fortemente intempérico. Com o objetivo de entender a distribuição espacial das morfologias de alteração das rochas de cantaria e avaliar o seu grau de alteração, aplicou-se o cadastro de testes da matriz e realizou-se o mapeamento dessas, ensaios geomecânicos (esclerometria). Utilizou-se do Microscópio de luz transmitida para avaliação das mudanças mineralógicas, texturais e estruturais. A microscopia eletrônica de varredura com análise química pontual foi aplicada com o intuito de observar a alteração mineral, bem como a ação do intemperismo biológico, dada pela presença de biofilmes encontrados por trás de placas e plaquetas mapeadas e no interior das cavidades deixadas por esses desplacamentos. A difração de raios-X, pelo método do pó, foi utilizada para verificar a presença de minerais secundários. Para a caracterização química foram utilizados os métodos de absorção atômica e cromatografia iônica para a identificação de cátions e ânions solúveis, respectivamente. Conclui-se que esta abordagem é útil para a documentação e avaliação dos danos, servindo para orientar as ações de conservação-restauração do Patrimônio Histórico.
Palavras-chave: Rochas de cantaria
Patrimônio histórico
Intemperismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4344
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, V.F.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.