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dc.contributor.advisorVargas Junior, Eurípedes do Amaral-
dc.contributor.authorDomingues, Débora Lopes Pilotto-
dc.date.accessioned2018-07-17T12:30:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:20Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4348-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem geológicapt_BR
dc.subjectGeorradarpt_BR
dc.titleModelagem geológica do estacionamento do campus da PUC-Riopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8160347007286967pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1106123568146475pt_BR
dc.contributor.referee1Polivanov, Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5585486490281012pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Franklin dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114732194224757pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva a realização de uma modelagem geológica do pátio do estacionamento da PUC-Rio, local onde será construída a Estação Gávea da Linha 4 do Metrô da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de auxiliar o Consórcio Rio Barra na concepção do projeto da Estação. O trabalho visa a obtenção de um modelo geológico tridimensional que proporcione as informações necessárias para o planejamento e dimensionamento da campanha de investigação geotécnica. As informações obtidas no modelo serão úteis para a especificação dos equipamentos a serem empregados na investigação bem como para a estimativa do valor da campanha que será empregada na sua fase de licitação. O modelo geológico foi concebido a partir das informações dos boletins das sondagens executadas no local na última década e de sondagens geofísicas executadas com o radar de penetração. As informações contidas em cerca de 30 boletins foram catalogadas com o uso do programa computacional Log Plot® e serviram como base para a construção de um modelo geológico preliminar utilizando o programa computacional Rock Works®. O modelo preliminar apresentou algumas inconsistências devido as sondagens terem sido realizadas por diferentes empresas em diferentes épocas, mas sobretudo, devido a complexidade geológica do local - a antiga calha e drenagem do Rio Rainha. A fim de minimizar as inconsistências do modelo, foi realizada uma campanha de investigação geofísica empregando o radar de penetração com uma antena de 50MHz. As informações obtidas pela geofísica foram úteis para delimitar as camadas de matacões e para a definição do estrato rochoso. Estas informações, georrefenciadas, foram incorporadas ao modelo preliminar gerando um novo modelo mais condizente com a geologia local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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