Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/435
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lissovsky, Mauricio | - |
dc.contributor.author | Nunes, Raquel Pereira Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T14:04:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-08 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Raquel Pereira Alberto. Ideias ao vento: Glauber Rocha na Bahia. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/435 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Longa-metragem | pt_BR |
dc.subject | Produção Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Glauber Rocha | pt_BR |
dc.title | Idéias ao vento: Glauber Rocha na Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar a visão de mundo de Glauber Rocha por meio da análise de seu primeiro longa metragem, Barravento (1962). O filme trata sobre uma aldeia de pescadores negros na Bahia, sua rotina de trabalho de ida ao mar, a exploração a que são submetidos pelo dono da rede, da qual dependem para tirar o sustento, e os rituais religiosos realizados pelo grupo, que acredita que a mãe das águas, Iemanjá, é a responsável por permitir a fartura da pesca. O olhar do diretor se diferencia, ao mesmo tempo que dialoga, com concepções e tensões presentes no ambiente cultural brasileiro, particularmente na Bahia, em fins da década de 1950 e início dos anos 1960. Pretende-se, através dessa análise, uma reflexão sobre os diversificados olhares acerca da cultura popular, das religiões afro-brasileiras, do papel do intelectual na sociedade e dos conceitos de povo e de alienação durante a época. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia final Raquel Nunes.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.