Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4380
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representações em disputa: o caso do ecomuseu de Manguinhos
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Renata da Silva
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Análise sobre a experiência empírica de criação de um ecomuseu, realizada a partir de 2009 por moradores da favela carioca de Manguinhos e pesquisadores da Fiocruz. O Ecomuseu de Manguinhos desenvolve trabalhos de comunicação no território com fins de ressignificar simbolicamente a favela a partir de ações protagonizadas pela própria população. Essa pesquisa procura discutir como se dá a representação das favelas na mídia e a relevância do surgimento de narrativas contra-hegemônicas num cenário de concentração dos meios de comunicação e reprodução de visões estigmatizantes. É realizada uma análise crítica do Ecomuseu de Manguinhos, pensando as relações entre a teoria e a prática ecomuseal. São desenvolvidas também reflexões acerca dos conceitos de ecomuseu e território de exceção. Nesse estudo, discute-se ainda sobre o papel do museu e da comunicação na sociedade, bem como sobre a necessidade de democratização dessas ferramentas.
Palavras-chave: Museus
Representação de grupos
Ecomuseu de Manguinhos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MELO, Renata da Silva. Representações em disputa: O caso do ecomuseu de Manguinhos. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4380
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMelo.pdf526,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.