Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4386
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reprodução Humana Assistida no Brasil: relação contraditória entre ampliação de direitos e o desmonte da saúde pública
Autor(es)/Inventor(es): Maia, Mariana Cristina Bineza
Orientador: Siqueira, Luana de Souza
Resumo: A política social de saúde no Brasil vivencia atualmente um processo de grande desmonte, uma vez que as medidas de privatização se alastram, impedindo que um sistema de saúde público e universal seja possível. Na contramão dessa redução de investimento na seguridade social, há a Reprodução Humana Assistida, que apresenta avanços tecnológicos cada vez maiores. O presente trabalho tem como objeto analisar a importância que o Estado dá a esse direito à RHA – que, como um direito reprodutivo, deve ser entendido como parte dos Direitos Humanos –, nesse contexto de minimização de direitos. Através de análises de cunho bibliográfico, documental e empírico, este estudo demonstra que há uma inconsonância entre o avanço das técnicas de RHA e o investimento que o governo brasileiro dá ao ofertar tais técnicas no âmbito do SUS, dado que, como meio de fortalecer a privatização e aderir aos interesses do capital, os cortes no orçamento da saúde impedem que esta seja pública e universal para todos os cidadãos.
Palavras-chave: Política social
Saúde pública
Seguridade social
Reprodução humana
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Out-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAIA, Mariana Cristina Bineza. Reprodução Humana Assistida no Brasil: relação contraditória entre ampliação de direitos e o desmonte da saúde pública. 2015. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4386
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCBMaia.pdf716,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.