Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4386
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reprodução Humana Assistida no Brasil: relação contraditória entre ampliação de direitos e o desmonte da saúde pública
Author(s)/Inventor(s): Maia, Mariana Cristina Bineza
Advisor: Siqueira, Luana de Souza
Abstract: A política social de saúde no Brasil vivencia atualmente um processo de grande desmonte, uma vez que as medidas de privatização se alastram, impedindo que um sistema de saúde público e universal seja possível. Na contramão dessa redução de investimento na seguridade social, há a Reprodução Humana Assistida, que apresenta avanços tecnológicos cada vez maiores. O presente trabalho tem como objeto analisar a importância que o Estado dá a esse direito à RHA – que, como um direito reprodutivo, deve ser entendido como parte dos Direitos Humanos –, nesse contexto de minimização de direitos. Através de análises de cunho bibliográfico, documental e empírico, este estudo demonstra que há uma inconsonância entre o avanço das técnicas de RHA e o investimento que o governo brasileiro dá ao ofertar tais técnicas no âmbito do SUS, dado que, como meio de fortalecer a privatização e aderir aos interesses do capital, os cortes no orçamento da saúde impedem que esta seja pública e universal para todos os cidadãos.
Keywords: Política social
Saúde pública
Seguridade social
Reprodução humana
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Oct-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MAIA, Mariana Cristina Bineza. Reprodução Humana Assistida no Brasil: relação contraditória entre ampliação de direitos e o desmonte da saúde pública. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCBMaia.pdf716.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.