Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantini, Rose Marie-
dc.contributor.authorVilella, Túlio Brasil-
dc.date.accessioned2018-07-30T20:24:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:25Z-
dc.date.issued2014-05-28-
dc.identifier.citationVILELLA, Túlio Brasil. Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4391-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.subjectGêneros musicaispt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.titleCultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura poppt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Oneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.description.resumoObserva e explica as mudanças recentes na indústria fonográfica – da produção à promoção de música. As novas tecnologias criaram novos papéis para artistas e distribuidores no mercado, parecendo criar uma via livre para os artistas independentes e forçando a reinvenção das grandes gravadoras. A quebra da dominância da mídia física deflagra a queda em receita do mercado fonográfico e abre espaço para a livre circulação de música na internet através de redes de arquivos. A acessibilidade de conteúdo propicia a emergência de novos formadores de opinião e suas novas redes de influência. A partir de década de 2000, a Internet promete a redenção de bandas independentes em busca de ouvintes ansiosos por novidades. A velocidade da informação online elege e derruba os artistas neófitos em questão de semanas. Novos artistas surgem o tempo inteiro. Estouram com uma música e depois de pouco tempo desaparecem na internet. São substituídos pela próxima novidade. Entretanto, grupos como o LCD Soundsystem, escolhido como estudo de caso desta pesquisa, apontam para uma discussão sobre as mudanças nas lógicas sociais de aparecimento e declínio de ícones da cultura pop na chamada pós-modernidade, cuja geração é marcada por uma obstinação por tendências mas que, ao mesmo tempo, também cria seus próprios cânones.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBrasil.pdf806.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.