Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santini, Rose Marie | - |
dc.contributor.author | Vilella, Túlio Brasil | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T20:24:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-28 | - |
dc.identifier.citation | VILELLA, Túlio Brasil. Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4391 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria fonográfica | pt_BR |
dc.subject | Gêneros musicais | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.title | Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8757803805826489 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Marcio Tavares d' | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa e explica as mudanças recentes na indústria fonográfica – da produção à promoção de música. As novas tecnologias criaram novos papéis para artistas e distribuidores no mercado, parecendo criar uma via livre para os artistas independentes e forçando a reinvenção das grandes gravadoras. A quebra da dominância da mídia física deflagra a queda em receita do mercado fonográfico e abre espaço para a livre circulação de música na internet através de redes de arquivos. A acessibilidade de conteúdo propicia a emergência de novos formadores de opinião e suas novas redes de influência. A partir de década de 2000, a Internet promete a redenção de bandas independentes em busca de ouvintes ansiosos por novidades. A velocidade da informação online elege e derruba os artistas neófitos em questão de semanas. Novos artistas surgem o tempo inteiro. Estouram com uma música e depois de pouco tempo desaparecem na internet. São substituídos pela próxima novidade. Entretanto, grupos como o LCD Soundsystem, escolhido como estudo de caso desta pesquisa, apontam para uma discussão sobre as mudanças nas lógicas sociais de aparecimento e declínio de ícones da cultura pop na chamada pós-modernidade, cuja geração é marcada por uma obstinação por tendências mas que, ao mesmo tempo, também cria seus próprios cânones. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TBrasil.pdf | 806.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.