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dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorFerreira, Paula Araújo-
dc.date.accessioned2018-07-31T17:15:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:27Z-
dc.date.issued2014-05-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Paula Araújo. Whatsapp, Extra? O uso de novas tecnologias no jornalismo impresso. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4394-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo impressopt_BR
dc.subjectMídia alternativapt_BR
dc.titleWhatsapp, Extra? O uso de novas tecnologias no jornalismo impressopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Ines Maria Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0429575742156021pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552pt_BR
dc.description.resumoDiscute o uso de novas tecnologias pelo jornalismo impresso como alternativa para promover a modernização do produto e viabilizar a permanência competitiva dessas publicações no mercado. Neste texto, fica expressa a capacidade de adaptação do jornalismo, que observa o contexto global e tenta se adequar a ele para garantir sua sobrevivência, além dos impactos nas relações de trabalho, causados por essas mudanças. A pesquisa traz como exemplo o uso do aplicativo de celular Whatsapp pelo jornal Extra para estabelecer um canal de comunicação com os leitores, que, através dele, enviam informações, fotos e vídeos. No relato é possível perceber que o uso do Whatsapp mudou a rotina da redação e potencializou a produção de matérias, verificando-se a partir disso uma tendência no uso de redes móveis pelas empresas de comunicação. Además, uma parte deste texto é destinada a quebrar a ideia de que os jornais populares não têm qualidade e demonstrar que o pioneirismo também pode vir dessas publicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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