Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4405
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: WhatsApp do Extra: uma ferramenta de controle e de reprodução do sofrimento dos leitores
Autor(es)/Inventor(es): Jaoudi, Julia Amin Vieira Abi
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Nas últimas décadas, as redações dos jornais impressos passarem por inúmeras mudanças tecnológicas. O jornal Extra, de forma visionária, utilizou uma ferramenta que já era largamente imersa na sociedade brasileira para aprimorar ainda mais sua produção de conteúdo e aumentar, consequentemente, suas vendas. Com o WhatsApp inserido na redação, mudaram, não somente a forma de produção do conteúdo, quanto a relação dos repórteres com os próprios leitores, que se tornaram disciplinados a contribuir sempre mais rápido e melhor. O Extra se tornou um jornal personalizado, cujo conteúdo é basicamente o que interessa ao seu público-alvo. A partir de uma análise do que é sugerido e do que é selecionado pelos próprios jornalistas, foi possível notar que a maioria das matérias apresenta uma narrativa de sofrimento, de interrupção de uma vida feliz, reflexo da cultura terapêutica contemporânea ocidental, na qual a felicidade é um direito fundamental.
Palavras-chave: Extra (jornal)
Jornalismo impresso
Tecnologia da comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JAOUDI, Júlia Amin Vieira Abi . WhatsApp do Extra: uma ferramenta de controle e de reprodução do sofrimento dos leitores. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4405
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAmin.pdf422,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.